segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Métodos de Ensino em Educação


Para atingir o objetivo do ensino, o professor deve adotar métodos de ensino eficazes na educação. O professor tem muitas opções para escolher a partir de diferentes métodos de ensino criados especificamente para o ensino ea aprendizagem.

Escrevendo planos de aula é uma coisa mais importante que um professor deve fazer antes de executar qualquer estratégia de ensino na classe. O método de ensino deve ser adoptada com base em determinados critérios, como o conhecimento dos alunos, o ambiente eo conjunto de objetivos de aprendizagem decididas no currículo acadêmico.

Os estudantes respondem de forma diferente para diferentes métodos de ensino. Além disso, os alunos têm a sua forma única de demonstrar os conhecimentos adquiridos e absorver a informação que é transmitida. Então, para ajudar neste processo de demonstrar o conhecimento, o professor tem de adoptar uma técnica que auxilia os alunos em reter a informação e aumentar a sua compreensão. Existem muitos métodos de ensino para crianças, como questionamento. modelagem, demonstrando, colaborando e explicando que foram discutidas aqui.

Métodos de Ensino e Estratégias

Nós todos sabemos sobre a importância do ensino superior, então agora vamos aprender alguns métodos de ensino também. Aqui estão alguns dos métodos de ensino básico para o ensino superior, bem como para o ensino médio.

Interrogatório

Testando e questionando sempre são conhecidas por serem métodos de ensino eficazes, devido à sua natureza interativa. As perguntas são feitas pelo professor com a intenção de saber o que o aluno aprendeu a partir de discussões anteriores e que ajuda a decidir o que deve ser ensinado mais.

Isso pode ser ainda vice-verso, os alunos questionam os professores para esclarecer as dúvidas que pudessem aumentar a sua compreensão do assunto. O instinto curioso dos alunos evocá-las a fazer perguntas e saciar a sua consulta.

O professor deve incentivar isso de uma maneira positiva para que o pensamento crítico do aluno é desenvolvido. Teste difere em um aspecto de questionamento. O teste é feito a fim de saber sobre o conhecimento prévio e as coisas já ensinadas para o aluno.

Explicando

Explicar é um dos métodos de ensino muito importante na educação. Ele tomou uma forma de palestras em métodos de ensino para o ensino superior em que o professor apresenta a informação factual de maneira direta e de forma lógica.

Às vezes, as experiências também podem ser compartilhados como parte do conhecimento que funcionaria como uma fonte de inspiração para os alunos. Ao adotar este método, o professor deve dar uma introdução e um resumo adequado. Certifique-se que a informação é específico para o público.

A explicação deve ser acompanhado com exemplos adequados para o melhor entendimento dos alunos. É como um discurso sobre um determinado assunto ou tema que é para toda a classe ou público. Explicando pode ser batido com o processo de modelação a ser mais eficaz e para ter um efeito de longa duração sobre as pupilas.

Modelagem

A modelagem é um tipo de auxílio visual para o ensino, bem como de aprendizagem. É um fato conhecido que o cérebro humano absorve mais e entende melhor quando ajuda visual facilita a explicação. Este método funciona em três critérios - observar, manter e replicar. Os alunos aprendem mais através da observação das coisas e adquiri-lo por imitá-la uma e outra vez.

Isto também é conhecido como um comportamento reforçado. Este tipo de aprendizagem tem um papel muito importante a desempenhar no processo de aprendizagem, especialmente durante a infância, embora possa ocorrer em qualquer fase da vida. Isso ajuda os alunos a visualizar as coisas e, em seguida, a hipótese de a solução.

Demonstrando

Com a ajuda de métodos de ensino na educação demonstrativos alunos têm a oportunidade de explorar os vários aspectos e entender a teoria de uma perspectiva diferente. A demonstração é uma explicação passo a passo juntamente com suas razões e significados para a melhor compreensão do aluno. Ela aumenta a compreensão do aluno por praticamente aplicar o conhecimento e aprimorar suas habilidades e, portanto, tornam-se capazes de identificar e organizar o assunto de uma forma mais eficiente. Experimentação prática é um método muito bom usado para demonstrar o assunto.

Colaborar

Trabalho em equipe é uma forma contemporânea de colaboração. Os alunos são ensinados a trabalhar em um grupo que faz o mais fácil instruir para o professor. Este método de ensino promove um sentido de responsabilidade mútua entre os alunos. Eles aprendem a colocar mais esforço de pesquisa para o tema e aplicar técnicas eficazes para obter o resultado.

Este inculca paciência e desenvolve a capacidade de analisar criticamente um assunto. Dá uma oportunidade para os alunos a resolver o problema por uma discussão saudável e cooperação. Esta é a "discussões de grupo" o que chamamos o que motiva os alunos para atuar em uma equipe, mostrar as habilidades de liderança e melhora as capacidades de apresentação. Este é um dos melhores métodos de ensino diretos.

Os métodos de ensino para a educação especial é um pouco diferente dos métodos de ensino e teorias para os outros. A educação é dada a estes alunos com base em seus pontos fortes e fracos. Os professores atendem às necessidades especiais dos alunos, como a modificação no programa regular de ensino, uso de acessórios complementares que permite aos alunos participar no processo de aprendizagem. Diferentes estratégias eficazes de ensino são adotadas em função das deficiências. Quatro tipos de disposições adoptadas em educação especial e inclusão são, mainstream, segregação e exclusão.

Além desses métodos definidos, hoje em dia muitos outros métodos de ensino na educação estão sendo adotadas para dar educação de qualidade. Os métodos como o role-play história, ou jogos, seminários, apresentações, workshops, conferências, brainstorming, estudo de caso, viagens educacionais e moderno de áudio-visuais como filmes documentários, computadores, internet, etc, foram introduzidas na educação. Estes novos métodos têm aumentado o ritmo de aprendizagem e compreensão. Isso também aumenta a capacidade dos alunos para a investigação e pensar logicamente para um determinado problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário