segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Noções básicas de soldagem TIG


Gás inerte de tungstênio (TIG) é um basicamente um processo de soldagem que funciona com a ajuda de um eléctrodo de tungsténio. O eléctrodo é usado para produzir a soldadura e um gás de blindagem, como o árgon, protege a área de solda de contaminação atmosférica. A potência eléctrica para a soldadura é fornecido por uma fonte de alimentação de corrente constante. O processo de soldagem TIG básico foi inicialmente denominada Heliarc, como o hélio foi utilizado quando ela foi inventada. A limpeza adequada da área de solda conjunta eo metal de enchimento é necessário para a remoção de óleo, gordura, sujidade, tinta, etc tais contaminantes pode resultar em instabilidade do arco e uma soldadura fraca.

O conhecimento de básico TIG é útil para a soldadura de quase todos os metais. O processo pode ser usado para soldar aços inoxidáveis, como 304 e 321 e 1010 de aço de carbono, de ligas de níquel, ligas de alumínio como 6061 e 5052, ligas de titânio como 6al4v, ligas de cobre como bronze Nibral, etc A fonte de energia deve ser AC / DC soldador com um ciclo de trabalho elevada e uma frequência elevada. A característica de alta frequência permite que a estabilidade do arco durante a zero condições de tensão no ciclo de corrente alternada.

Com os avanços tecnológicos no campo da fonte de energia, o uso de tungsténio puro diminuiu. A principal razão para isso é a baixa temperatura de fusão de tungsténio, que provoca a formação de uma bola de arredondado na ponta. Com o crescimento da bola, torna-se mais difícil de ver a poça de solda, causando a instabilidade do arco. Tungsténio Ceriated fornece uma alternativa melhor devido à sua capacidade para resistir a temperaturas mais elevadas. Também pode ser usado tanto em AC e DC polaridades e aumenta as amperagens de soldadura por 25 a 30 por cento, em comparação com tungsténio puro. Tungstênio Thoriated também está disponível no mercado e é popular por sua maior capacidade de corrente. Também permite que mais fácil de arco de partida e uma maior estabilidade do arco para a soldadura TIG de base.

O componente mais importante de soldagem TIG é a tocha TIG, que fornece gás e corrente elétrica de proteção à junta soldada. Existe uma enorme variedade de tochas disponíveis no mercado. Deve-se utilizar uma tocha que se encaixa confortavelmente na mão e fica legal. Refrigerado a ar e tochas refrigerados a água também estão disponíveis para soldagem TIG. Tochas refrigerados a ar, que são classificados em 150 por cento de rating do soldador, servir um bom propósito. Tochas refrigerado a água é boa para os profissionais, mas são impraticáveis ​​para o aquarista. Os metais de adição usados ​​na soldagem TIG são categorizados de forma semelhante como eletrodos de soldagem ao arco. Geralmente essas varas são de preenchimento 36 "de comprimento e os diâmetros estão disponíveis em 1/16, 3/32 e 1/8 diâmetros. Varetas de solda oxi-acetileno não são compatíveis com as características de soldagem TIG.

É aconselhável usar de tungsténio de o diâmetro mais pequeno possível e combinar com o tamanho do eléctrodo com a da pinça. Tocha de qualidade superior e os eléctrodos de trabalho deve ser usado, e enquanto a soldadura, que deve ser mantida tão curto quanto possível. Antes de soldadura, um deve também assegurar que o detentor do eléctrodo da vara é separada da máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário